Marcelo Martins

Ao apresentar Decimo para vice, PSL sela dobradinha com PSDB de Pozzobom

18.386


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Divulgação

A busca pela reeleição do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) ganhou, na última sexta-feira, um importante componente: a definição do nome daquele que será o vice do tucano no pleito de novembro. O parceiro do político será o engenheiro civil e empresário Rodrigo Decimo (na foto, o segundo da dir. para esq.), que já foi presidente da Cacism. Estreante na política, Decimo é um filiado de circunstância, quase que ao acaso. Neste ano, foi para o PSL a convite (alguns diriam, insistência) do presidente da sigla no Estado, o deputado federal Nereu Crispim que o convenceu de se filiar à sigla.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Discreto, reservado e com trânsito nos mais variados setores, Decimo é aquele tipo de cara que todos, que o conhecem ou tem o primeiro contato com ele, ficam com uma boa impressão. E isso se dá não por ele ser político ou, por exemplo, sinalizar com uma troca de favores ou promessas. A credencial dele, como disse um empresário que o conhece do setor da construção civil, está associada à credibilidade e à seriedade.

E pelo que a coluna apurou, ao longo dos últimos meses, quando o nome de Decimo passou a ser ventilado, Pozzobom queria um nome agregador e com uma penetração, em certos nichos, que o tucano naturalmente não tem por um simples motivo: Pozzobom é político, ainda que tenha agido frente à pandemia como um gestor ao tomar decisões com o respaldo das autoridades de saúde.

ESTRANHO NO NINHO

O prefeito, para o pleito, tinha já confidenciado àqueles mais próximos que queria um nome "de fora da política". E isso se dá por uma razão: a necessidade de se ter alguém que transite entre as forças empresariais e setores produtivos para que o município dê início a uma retomada definitiva da economia do município.

À coluna, Decimo falou estar empolgado com o novo desafio. Para ele, a missão que já começa agora e que precisará ter sequência em 2021 é cuidar da questão econômica. Segundo ele, o prefeito Pozzobom agiu como um gestor e soube cuidar da saúde ao preparar as redes públicas e privada de saúde em meio à pandemia.Decimo comentou a estreia na política e de que forma ele buscará contribuir na candidatura e em um eventual governo:

- A saída para a política não é nos afastarmos ou sairmos dela. Mas, sim, nos envolvermos. Descontentamento se faz com envolvimento e, acima de tudo, com iniciativa. A questão econômica, que é o meu chão, exigirá dinamismo, agilidade e com inovação. Estou aqui para mostrar que podemos contribuir e fazer muito mais a partir de 2021.

A coligação, agora, está definida. Além do PSDB e do PSL, que estarão na cabeça da chapa, estão juntos o DEM e o PTB.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quem são os 'padrinhos' das pré-candidaturas à prefeitura de Santa Maria?

Rede oficializa apoio à pré-candidatura de Marcelo Bisogno Próximo

Rede oficializa apoio à pré-candidatura de Marcelo Bisogno

Política